Ecolight Energia Solar

VOCÊ SABIA! EXISTEM USINAS DE ENERGIA SOLAR FLUTUANTES

VOCÊ SABIA! EXISTEM USINAS DE ENERGIA SOLAR FLUTUANTES

As usinas solares flutuantes estão ganhando destaque no mundo inteiro, diversos países já adotaram este sistema, a Holanda foi o primeiro país a investir neste tipo de tecnologia, outros países como Estados Unidos, Japão, China e Reino Unido, também já investiram, e é algo que realmente impressiona e muito. O seu funcionamento, consiste de maneira parecida com os popularmente conhecidos que são vendidos de maneira comercial, na usina flutuante também requer a instalação de painéis solares, estes são montados sobre as águas.

Um dos benefícios de se instalar os painéis solares sobre a água é que eles possivelmente irão gerar mais energia do que sobre o solo pelo fato de esquentarem menos e ter o reflexo da água para gerar mais energia. Há vários pontos positivos na instalação de usinas fotovoltaicas flutuantes:

  • produzir energia para o bombeamento de água que será destinada a agricultura
  • contribui para a diminuição da taxa de evaporação dos reservatórios
  • redução da proliferação de algas.

O Brasil apresenta um potencial gigante, para as usinas solares flutuantes, isso se dá devido às grandes áreas ocupadas por represas de usinas hidroelétricas, e já existem a usinas solares flutuantes na hidroelétrica de Balbina, localizada em Presidente Figueiredo, no Amazonas, no lago da usina hidrelétrica de Rosana, localizada em Rosa, em São Paulo.

Na represa da usina de Sobradinho na Bahia está a maior Usina Solar Fotovoltaica Flutuante do Brasil. Que possui 3.792 placas solares, área total de 11 mil m² e uma potência de geração de 1 MWp. Ela é fixada ao fundo do lago por cabos, com material próprio para suportar o peso das placas e dos trabalhadores que atuam na construção e manutenção.

A segunda etapa do projeto contemplará uma nova usina flutuante também no reservatório de Sobradinho, e ao término da segunda etapa, a capacidade instalada será de 2,5 MWp. O valor do investimento nessas duas plantas solares totaliza a R$ 56 milhões.

A MAIOR USINA DE ENERGIA SOLAR FLUTUANTE DO MUNDO JÁ ESTÁ FUNCIONANDO NA CHINA

A República Popular da China construiu a maior usina de energia solar flutuante do mundo. Concebida sobre uma mina de carvão abandonada na província de Anhui, a planta contém 116 mil painéis fotovoltaicos e pode gerar 40 megawatts de eletricidade – o suficiente para alimentar 15 mil residências.

Em resumo, a iniciativa decorre do compromisso assumido pelo governo chinês em se afastar de fontes de energia poluidoras. Milhares de pessoas morrem todos os anos devido à poluição atmosférica alastrada no país. Somente em 2013, a poluição gerada pela queima do carvão causou 366 mil mortes prematuras.

A empresa não para por aí, haverá outros projetos que serão executados em outros parques e em breve a Disney apresentará mais novidades relacionada a geração própria de energia limpa e sustentável.

Você também poderá ter seu projeto de energia solar para gerar sua energia e ter mais economia e conforto por um longo prazo. Estamos a sua disposição para ajudar a a adquirir seu kit de energia solar. ENTRE EM CONTATO E CONFIRA!

ENTRE EM CONTATO E CONFIRA!

Deixe uma resposta