Ecolight Energia Solar

APARTAMENTOS PODEM SE BENEFICIAR DA ENERGIA SOLAR

APARTAMENTOS PODEM SE BENEFICIAR DA ENERGIA SOLAR

A energia solar é o presente e veio para ficar par fortalecer nossa matriz energética. Uma excelente solução para a geração de energia de forma sustentável e muito eficacáz para economizar na dolorosa conta de energia mensal.

Muita gente ainda não faz parte do movimento de geração própria de energia porque simplesmente não tem informação. Há diversas formas de se beneficiar das formas alternativas de geração de energia, seja eólica, moinhos d’água, bio-ingestores e a fotovoltaicas.

” Quem mora em apartamentos pode ter energia solar com a auto geração de energia remota”

Falando especificamente da energia solar fotovoltaica, existem várias formas de se beneficiar desta forma de geração de energia – geração própria e autoconsumo, geração distribuída, auto consumo remoto, são as mais conhecidas.

A geração própria é o que estamos acostumado a ver nos telhados das residências e comércios, quando se instala um sistema de geração de energia solar e já consome diretamente o que está sendo gerada.

A geração distribuída, será assunto para aprofundarmos posteriormente, ela funciona de forma que uma usina é instalada no solo ou telhado, e que a intenção seja em distribuí-la para outras pessoas físicas ou empresas, por meio de uma cooperativa e consórcio.

O auto consumo remoto se dar quando se tem uma usina instalada num ponto distante do imóvel que será beneficiado com seus créditos de energia gerado.

No exemplo da foto, esta usina de solo tem 600 painéis e tem geração de 240 KWP, então poderia ser de um único proprietário para distribuir os créditos produzidos para compensar o consumo de vários imóveis residenciais ou comerciais em que a unidades consumidoras estejam no mesmo CPF ou CNPJ. Como também poderia ser de propriedade de uma cooperativa para distribuir a geração de 6kwp para cada um dos 40 associados, para distribuir créditos de energia para 40 apartamentos distintos, mesmo que as unidade consumidoras estejam em CPFs diferentes.

Caso você more em apartamento e também tenha um sítio dentro do área que seja atendido pela mesma distribuidora de energia, e tem um gerador fotovoltaico, então poderá se beneficiar dos créditos gerados pelo sítio. Entro com a concessionária de energia para informar que possuo outro medidor no mesmo CPF ou CNPJ, então o mesmo gerador fotovoltaico gera energia para o consumo do sítio e para o apartamento.

Para que isso seja possível teria que procurar uma empresa especializada para saber qual o projeto de gerador fotovoltaico para produzir créditos energéticos para suprir o consumo dos dois imóveis.

Com esse exemplo aí teria várias possibilidades, um gerador ser instalado na casa da mãe e compensar os consumos dos apartamentos dos filhos, alguém que mora em apartamento e instalar um gerador FV no telhado da casa dos pais, tanto para ajudar os pais para baratear sua conta de energia como também para se beneficiar do créditos gerados e abater o consumo do apartamento, um gerador instalado num sítio para suprir os consumos da residência principal e de uma clínica que funciona num prédio comercial, uma empresa que tenha um armazém e outras pequenas lojas em shoppings e galerias, também poderia compensar, pois todas elas estariam no mesmo CNPJ.

Existem outras formas de ser aplicada a energia solar, como a geração distribuída por cooperativas e consórcios, que serão explicadas em outras matérias deste blog.

Deixe uma resposta